WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
Geral

SETORES PÚBLICOS SE UNEM PELA VALORIZAÇÃO DA VIDA. ENCONTRO ACONTECEU NA CÂMARA DE VEREADORES COM PLENÁRIO LOTADO.

Em 2023, Ministério Público e secretarias de Desenvolvimento Social, Educação e Saúde se uniram para estudar, periodicamente, questões relacionadas à proteção da infância e juventude.

Na última quinta-feira, 31, os setores se reuniram novamente para um importante debate sobre a valorização da vida. Na Câmara de Vereadores, o promotor de justiça, Millen Castro (Promotor da Infância e Juventude) abriu o encontro falando sobre o tema e a essencialidade do debate constante.

Em seguida, o Dr. Ivan Gilson, médico especialista em psiquiatria falou sobre prevenção ao suicídio e cuidados com a saúde mental na infância e adolescência.

A reunião seguiu ainda com uma roda de conversa, apresentação de casos clínicos e um diálogo com o público. Segundo dados da OMS, o número de óbitos autoprovocados é significativamente maior do que aqueles causados por homicídio. São mortes prematuras que poderiam ser evitadas utilizando as ferramentas necessárias de proteção. Por isso, o debate constante é essencial para derrubar preconceitos sobre saúde mental e salvar vidas.

Além do Ministério Público (Promotoria da Infância e Juventude), participaram do encontro as seguintes instituições: Secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social, Educação, CMDCA, Conselhos Tutelar e o de Saúde, Polícias Civil (21ª COORPIN) e Militar (8ª CIPM). Na oportunidade ouvimos algumas autoridades presentes. Ao clicar no Play abaixo você ouvirá cada entrevistado.

“Ter um problema de saúde mental é ter um problema como qualquer outro, o ser humano é integral, tem mente, corpo e emoções, e todas essas questões precisam estar equilibradas. A qualquer cidadão que sofre de algum abalo emocional ou distúrbio psicológico, procure a Rede de Saúde Mental de Itapetinga que é composta de CAPS AD, CAPS III, Residências Terapêuticas, Ambulatório de Saúde Mental. Peça ajuda a secretaria municipal de saúde e não tenha vergonha de combater as enfermidades que lhe angustia. Foi muito importante contar com a participação de várias instituições nessa Roda de Conversa (Discussão em Grupo sobre a Valorização da Vida),  Dr. Ivan Gilson – médico psiquiatra da Rede de Saúde Mental, turmas do 9º Ano das escolas cívico-militar, os Conselhos CMDCA, Tutelar e de Saúde, Polícias Civil e Militar, vários servidores das secretarias de Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e Rede de Saúde Mental para debatermos um assunto tão pertinente, esclarecendo as dúvidas, fazendo multiplicadores”, disse Millen Castro – Promotor de Justiça da Infância e Juventude de Itapetinga.

“Esse evento é muito importante, pois tivemos a oportunidade de capacitar professores e profissinais para estarem identificando esses casos de maneira precoce para instituirmos a terapia o mais cedo possível. Eu como profissional da psquiatria e professor fico muito feliz ver a população envolvida de maneira ativa, questionando, dirimindo as dúvidas, se importando com o tema, a palavra de ordem é gratidão”, disse Dr. Ivan Gilson – Médico Psiquiatra que atende na Rede de Saúde Mental de Itapetinga.

“Esse retorno do ciclo de palestras promovido pelo Ministério Público teve a participação efetiva da Rede de Saúde Mental de Itapetinga, onde nós compartilhamos conhecimentos e esclarecemos muitas dúvidas do público que nos prestigiou, agradecemos aos nossos colaboradores Dr. Ivan Gilson (médico psiquiatra que trabalha na nossa rede no atendimento de crianças e adolescentes), Lizete Muniz (representando a nossa secretária Rosânia Rabelo), o enfermeiro Wesley Sacramento que relatou as vivências e compartilhou um pouco da nossa experiência cotidiana no CAPS , as instituições que atenderam ao nosso convite, os Conselhos Tutelar, da Saúde e CDDCA, os órgãos de segurança pública que contribuíram com os debates”, disse Jádira Gomes – Coordenadora da Rede de Saúde Mental.

Texto: Ascom da Prefeitura de Itapetinga / Fotos e complemento de texto: Sizinio Neto

Artigos relacionados

Fechar