Em 2016, Rodrigo Hagge foi eleito prefeito de Itapetinga pelo MDB, com apenas 27 anos, sendo o gestor mais jovem a comandar uma prefeitura no interior da Bahia. Rodrigo enfrentou na época, dois candidatos, obtendo quase 20 mil votos (19.827), 56,96% dos votos válidos.
Neto de uma grande liderança política, Sr. Michel Hagge, que foi prefeito por três mandatos, deixando seu nome na história política de Itapetinga, além de ter contribuído com o estado como deputado estadual por dois mandatos, mas também foi vereador do município, um grande exemplo a ser seguido, um grande líder, um ex-gestor que ama Itapetinga como ama sua filha Virgínia Hagge (In-memorian).
Filho de uma política respeitada e admirada por todos, a qual foi vereadora e presidente da Câmara, além de um mandato de deputada estadual, presidiu muitas comissões importantes na Assembleia Legislativa da Bahia, além de desempenhar funções no escalão no governo. Com DNA político, veio de berço, aprendeu a lidar com a política ainda na infância, vendo e acompanhando seu avô Michel Hagge e sua mãe Virgínia Hagge.
O primeiro mandato (2017 a 2020) foi desafiador, pois recebeu a prefeitura em situação de calamidade, com escolas interditadas pelo Ministério Público, obras embargadas, outras paralisadas, fechamento da Matinha, o problema do lixo urbano, entre outros, mas Rodrigo Hagge ama desafios, ainda que sejam grandes, pois cresceu politicamente apanhando, sendo caluniado, perseguido, criticado injustamente, nada disso tirou seu foco, seu objetivo, conseguiu concluir o primeiro mandato com grande êxito, com muitas conquistas para Itapetinga.
A população o aprovou, o credenciou para o seu segundo mandato, tendo colocado seu nome para apreciação, sendo reeleito, ampliando ainda mais sua votação, pois é um político agregador de pessoas, tornou-se um líder político nato, aprendeu a ouvir os mais experientes como seu avô Michel Hagge, sua avó Iracema, firmou grandes parcerias com lideranças políticas e conseguiu um grande feito em 2024.
Finalizando seu segundo mandato em 31 de dezembro de 2024, conseguiu fazer um sucessor, feito que somente ele experimentou, nunca um prefeito de dois mandatos consecutivos conseguiu fazer um sucessor, e Rodrigo conseguiu. De 19.827 votos no primeiro mandato, para 23.639 votos no segundo, Rodrigo venceu quatro candidatos com uma votação jamais vista em Itapetinga.
Para sucessão, o candidato tinha que ter DNA político, por isso Rodrigo Hagge escolheu Eduardo Hagge (seu tio), que por mais de 30 anos desempenhou papel importante e cargo de destaque na iniciativa privada, além de ser fiel ao seu partido (MDB) por mais de 40 anos, o qual esperou o momento certo para aceitar esse desafio.
Com o nome de Eduardo Hagge na campanha para sucessão, Rodrigo não teve dúvida que fez a escolha acertada. Eduardo Hagge e o grupo político buscaram um nome para ser o vice, e o escolhido foi o de Alécio Chaves, nome leve, conhecido e de credibilidade.
Rodrigo Hagge conseguiu o grande feito, elegeu seu tio Eduardo Hagge, com o apoio dos seus avós Michel Hagge e Iracema, as Nações Gabiraba e Saruê, apoiadores e a comunidade que aprovou o seu trabalho. Eduardo Hagge obteve 20.393 votos em 06 de outubro de 2024.
Por isso, Rodrigo Hagge entra pra história política de Itapetinga, como o único prefeito reeleito que conseguiu fazer um sucessor! Parabéns, Rodrigo Hagge, pela competência, amadurecimento político e aprendizado administrativo!