Política
LULA DIZ SER CONTRA CPI PARA APURAR ATOS DO 8 DE JANEIRO
Para presidente, comissão de investigação no Congresso pode criar “confusão tremenda” e defendeu investigações conduzidas pelo governo. Fonte: Poder 360

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta 4ª feira (18.jan.2023) ser contra a instalação de uma CPI (comissão parlamentar de inquérito) para apurar quem financiou e participou dos atos extremistas do 8 de Janeiro, em que houve a destruição das sedes dos Três Poderes, em Brasília.
“Nós temos instrumentos para fiscalizar o que aconteceu nesse país. Uma comissão de inquérito, ou seja, ela pode não ajudar e ela pode criar uma confusão tremenda. Nós não precisamos disso agora”, disse. Lula concedeu entrevista exclusiva (apenas para um veículo, de maneira individual) ao canal de por assinatura GloboNews.
Para o presidente, tudo o que pode ser investigado já está sendo feito pelos órgãos competentes. “Nós estamos investigando, tem 1300 pessoas presas. Nós estamos ouvindo depoimento, estamos pegando telefone celular, nós temos filmagens das câmeras que mostram quem participou, quem não participou. Nós sabemos quem foi negligente, quem não foi negligente”, disse.
Lula ressaltou que a decisão cabe ao Congresso, mas disse que aconselharia deputados e senadores a não instalarem a CPI porque “ela não vai ajudar”.
Na entrevista, disse ter ficado com a impressão de que os atos de extremistas eram “o começo de um golpe de Estado”.
O petista também declarou que houve falha dos diversos setores de inteligência do governo, principalmente dos militares, que não o informaram corretamente sobre o risco de ataques e acusou o ex-presidente Jair Bolsonaro de ter incitado os atos.