Geral
Lula: Em Visita ao Nordeste o PT constatou que fora do poder não terá mais força e a região ficou mais complexa para o Lulapetismo!

Ciro Gomes não perdoa Lula pela obstrução de suas chances em 2018, na disputa com Bolsonaro. Só se refere ao ex-presidente como um político de ideias envelhecidas, antigo chefe de um governo organicamente corrupto”. Lula finge não escutar, como quem aposta no tempo para uma reaproximação: “Ele diz o quer, eu digo o quero, e, quando um não quer, dois não brigam”
Para o ex-presidente já não é possível arrebanhar multidões em comícios, indicar candidatos com o dedo e definir alianças regionais como sempre fez
Lula vai ter um domingo ensolarado, com temperatura média de 26 graus em Fortaleza. Reservou o dia para descanso, depois de uma semana de périplo por cidades nordestinas.
Segue em viagem nesta nesta semana. Mas, pelo que já viu, o mundo mudou desde sua prisão em 2018. E está muito mais complexo para o lulismo.
Já não é possível, por exemplo, arrebanhar multidões em comícios, indicar candidatos com o dedo e definir alianças regionais da forma como sempre fez, mesmo atropelando aliados.
Em São Luís, por exemplo viu-se diante dos aspirantes do PT, PDT e PSB, todos aliados do governador Flávio Dino (PSB). E, também, das alternativas adversárias do MDB do ex-presidente José Sarney, que o recebeu para jantar, na companhia da filha e ex-governadora Roseana e do ex-ministro Edison Lobão. Sarney foi o esteio de Lula no Senado, Roseana líder do governo e Lobão seu ministro de Minas e Energia.
Toda vez que, em público, lhe perguntaram sobre quem apoiaria, esquivou-se: “Só em março”.
Significam sete meses de tempo para conversas. Para atravessá-los, julga necessário redobrar a cautela. começar pela definição da própria candidatura. “Não decidi se vou ser candidato”, repetiu durante a semana em São Luís, em Teresina, no Recife e em Fortaleza. Ontem, na capital cearense, acrescentou:
Sendo ou não candidato, qualquer um que for para o segundo turno contra o Bolsonaro, eu votarei em qualquer um. Qualquer um é melhor do que essa coisa ai