WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
Política

36% DIZEM QUE VIOLÊNCIA AUMENTOU SOB LULA

Levantamento mostra que só 14% dizem perceber uma diminuição da violência no país; 35% acham que tudo ficou igual em 2023. Fonte: Poder 360

A maioria da população brasileira não percebe melhora na segurança pública sob o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Pesquisa PoderData realizada de 16 a 18 de dezembro mostra que 36% dos eleitores dizem que a violência “aumentou” no Brasil em 2023, enquanto 35% declaram que o cenário hoje é “igual” ao de anos anteriores.

O levantamento indica que só 14% afirmam que houve uma diminuição desses atos neste ano. Outros 16% não souberam responder.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. Os dados foram coletados de 16 a 18 de dezembro de 2023, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 244 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%.

Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, são mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população.

ESTRATIFICAÇÃO

O PoderData estratifica os dados por recortes demográficos. O Poder360 destaca:

• percebem “aumento” da violência em 2023 – a percepção negativa sobre a segurança pública é maior entre aqueles que têm ensino superior (45%), pessoas de 60 anos ou mais (45%) e as que recebem até 5 salários mínimos (58%);

•consideram que a violência no país “se manteve igual” neste ano – os percentuais variam dentro da margem de erro dos grupos demográficos, mas são numericamente mais altos entre os jovens de 16 a 24 anos (41%) e os que recebem até 2 salários mínimos (44%).

CRUZAMENTO: APROVAÇÃO AO GOVERNO LULA

O PoderData cruzou as respostas sobre a percepção da violência no país com a avaliação que os eleitores fazem do governo Lula.

Os percentuais dos que declaram que a violência “aumentou” e “se manteve igual” empatam no limite da margem de erro da pesquisa (2

• aprovam – 36% e 32%, respectivamente.

• desaprovam – 35% e 39%, respectivamente.

Só 16% dos que aprovam e 11% dos que desaprovam a gestão petista dizem que as hostilidades “diminuíram” neste ano.

CRUZAMENTO: VOTO EM 2022

O cenário é similar dentre os que declaram voto em Lula e Bolsonaro no 2º turno das eleições de 2022. No eleitorado lulista, 35% percebem um aumento da violência. A taxa oscila 2 pontos percentuais para cima, no limite da margem de erro da pesquisa (2 p.p.), e chega a 37% dos eleitores de Bolsonaro.

Artigos relacionados

Fechar