GeralPolítica
PARLAMENTARES CRITICAM DECLARAÇÕES DE RUI COSTA SOBRE BRASÍLIA E PREVEEM MAIS DIFICULDADE PARA O MINISTRO NO CONGRESSO
Costa disse que a capital federal “é difícil porque fazer o certo, para muitos, está errado e fazer o errado, para muitos, é que é o certo na cabeça deles”. Fonte: O Globo

Líder do maior bloco partidário da Câmara, formado por União Brasil, PP, PSB, PDT, PSDB, Cidadania, Avante, Solidariedade e Patriota, o deputado Felipe Carreras (PE) classificou a declaração do ministro da Casa Civil de “infeliz num momento político sensível que o país vive”.
– As palavras do ministro são insinuações desrespeitosas à própria política, em tempos que ela tem que ser valorizada – afirmou Carreras, que é filiado ao PSB, partido do vice-presidente Geraldo Alckmin.
O líder do superbloco ainda lembrou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, em discurso na sexta-feira, a necessidade de dialogar com o Congresso.
– Palavra tem força. Palavra tem consequências. Quem ocupa uma função política tão importante faz uma fala inversamente proporcional ao recente discurso agregador do presidente Lula em relação à importância e o respeito aos congressistas.
Durante o discurso na cidade do interior da Bahia, Costa afirmou que vai trabalhar para mudar Brasília.
–Brasília não vai me mudar. E eu vou lutar com todas as minhas forças para mudar Brasília e mudar aquele jeito de encarar o que é coisa pública.
Para o ministro da Casa Civil, a capital não deveria ter sido transferida para a cidade.
– Eu chamo aquilo de ilha da fantasia. Aquele negócio de colocar a capital longe da vida das pessoas, na minha opinião, fez muito mal ao Brasil – afirmou Costa, que ainda prosseguiu:
– Era melhor ter ficado no Rio de Janeiro ou ter ido para São Paulo, Minas ou para a Bahia. Para que quem fosse entrar num prédio daquele ou na Câmara dos Deputados ou no Senado, passasse antes de chegar no seu local de trabalho, numa favela, debaixo de um viaduto, com gente pedindo comida, com gente desempregado porque ali as pessoas vivem numa ilha ilusória, numa bolha de fantasia.
Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha também classificou as declarações de “infelizes” e disse que elas podem aumentar o clima de animosidade no país. “É triste ver que alguns políticos não têm a menor noção do que Brasília representa para o Brasil. Declarações infelizes só servem para aumentar o clima de animosidade que devemos combater no país. O Brasil pede paz para que possamos trabalhar em benefício de todos”, postou no Twitter, sem citar o nome do ministro.
Disse Ibaneis, “Brasília tem os mesmos problemas das outras metrópoles brasileiras”. “E vai além, porque atrai pessoas de todos os estados, incluindo parlamentares e ministros, atende cidadãos de todo o mundo e representa o país.”
O governador do DF também cobrou que os políticos conheçam a vida da população mais pobre da região. “Para alguns políticos, Brasília se limita ao que eles veem pelas janelas de seus gabinetes. Fariam melhor se fossem conhecer de perto os problemas da população mais humilde, na maioria migrantes da Bahia, Piauí, Paraíba e outros estados, que buscam oportunidade e uma vida menos sofrida”, postou o governador.
Colega de partido do ministro da Casa Civil e deputada federal pelo Distrito Federal, Erika Kokay diz que as falas demonstram que Rui Costa “não conhece Brasília”.
– Brasília não é composta apenas de gabinetes. Brasília tem um povo trabalhador que sofre de ausência de políticas públicas. Uma fala extremamente desrespeitosa. Se ele quer fazer uma crítica ao sistema político deve fazer diretamente, considerando que a maior parte das partes que compõem o sistema político não são de Brasília.
A petista ainda afirma que ele deve desculpas à cidade.
– É inadmissível que nós tenhamos esse tipo de ofensa à cidade. Temos que convidá-lo para que ele de fato conheça Brasília e assim aprenda a respeitá-la.