O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, criticou neste domingo (05.jun.2022) o ex-presidente Lula (PT). Em postagens nas redes sociais, disse que a volta do petista seria “uma guinada para o passado” e dobraria a “meta do caos”.
“O Brasil está superando o pior, após a pandemia, a guerra, a crise hídrica. A economia voltou a crescer. O caminho é continuar e melhorar ou dar uma guinada para o passado e ‘dobrar a meta’ do caos de que finalmente estamos saindo”, disse o ministro.
“Só há uma vantagem dos 113% de Lula nas pesquisas. Quanto mais ‘sobe’ nas pesquisas sem povo na rua, mais cai a máscara do Lula de 22: o Lula do atraso, da ingovernabilidade. Eles querem ‘dobrar a meta’. Não irão.”, concluiu Ciro Nogueira.
O uso da expressão “dobrar a meta” foi outra crítica do titular da Casa Civil ao PT. A frase ficou famosa ao ser utilizada pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT) durante seu mandado para explicar o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego).
“Não vamos colocar meta. Vamos deixar a meta aberta mas, quando atingirmos a meta, vamos dobrar a meta”, disse Dilma à época.
Eis as postagens do ministro:
PODERDATA
Pesquisa PoderData realizada de 22 a 24 de maio de 2022 mostra que Lula pontua 43% das intenções de voto contra os 35% do presidente Jair Bolsonaro (PL) –a quem Ciro Nogueira é aliado). Os 2 nomes concentram 78% das intenções de voto. A distância entre eles é de 8 pontos percentuais.
A diferença em um eventual 2º turno das eleições presidenciais entre os 2 permanece estável em 11 pontos percentuais. Em uma disputa direta, o ex-presidente tem 50% das intenções de voto, contra 39% do atual chefe do Executivo.