
Pesquisa PoderData realizada de 29 a 31 de janeiro de 2023 mostra que mais da metade dos brasileiros (58%) aprovam as manifestações do 8 de Janeiro, mas reprovam as invasões a prédios naquele dia que resultaram em atos de vandalismo ao patrimônio público. Outros 37% afirmam reprovar tanto os protestos quanto as invasões.
Só 4% declararam apoio tanto às manifestações quanto às invasões. Outros 2% não souberam responder.
Para realizar o levantamento, o PoderData fez uma única pergunta aos entrevistados: se eles aprovavam as manifestações em Brasília em 8 de Janeiro, que terminaram a invasão de prédios públicos. O entrevistado podia responder que 1) aprovava as manifestações e a invasão de prédios, 2) aprovava as manifestações, mas não as invasões a prédios, 3) reprovava os atos e as invasões ou que 4) não sabe como responder. Leia os resultados abaixo:
A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. Os dados foram coletados de 29 a 31 de janeiro de 2023, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 288 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%.
Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, são mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população.
O PoderData também questionou os entrevistados sobre a prisão dos extremistas que participaram dos protestos e invasões.
ESTRATIFICAÇÃO
O Poder360 destaca:
• desaprovam as manifestações e invasões – as taxas são mais altas entre os idosos (57%), moradores do Nordeste (47%) e os que só cursaram até o ensino fundamental (47%);
• aprovam apenas as manifestações – os adultos de 25 a 44 anos (71%) e os moradores do Centro-Oeste (72%) são as faixas demográficas que mais se concentram nesta resposta;
• aprovam manifestações e invasões – taxa é mais alta na região Norte (10%).
8 DE JANEIRO X APROVAÇÃO DO GOVERNO
Quatro em 10 dos que apoiam o governo afirmaram concordar com as manifestações, mas não com as invasões dos prédios. A maioria (55%) disse desaprovar os atos de 8 de Janeiro.
Já entre os que desaprovam o governo, 4 em cada 5 apoiam as manifestações em Brasília, mas são contra a invasão das sedes dos Poderes. Só 6% desse grupo é favorável aos atos e às invasões dos prédios públicos.