Itapetinga e RegiãoSaúde
2º DIA DE MOBILIZAÇÃO EM SAÚDE: FAXINAÇO CONTINUA NA NOVA ITAPETINGA E AÇÃO DE BLOQUEIO (FUMACÊ) JÁ CHEGOU AO CLODOALDO COSTA, OTÁVIO CAMÕES, PRIMAVERA E CAMACÃ
Fonte: Itapetinga Na Mídia

No 2º Dia de Mobilização da Força Tarefa de Combate aos focos e criadouros do mosquito da Dengue em Itapetinga, os trabalhos seguem avançando com duas Ações paralelas (Faxinaço e Ação de Bloqueio Perifocal), essa última consiste na pulverização de Larvicida Fludora® com bombas manuais costais.
O Faxinaço é a limpeza geral de terrenos, retirada de lixo, restos de construção, material de descarte, com a ajuda da comunidade que desapega de móveis velhos e eletroeletrônicos que já não funcionam, pneus, garrafas e todo tipo de recipiente dos quintais, colocando na porta de casa para o maquinário da Secretaria de Transportes recolher.
A Força Tarefa foi uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Itapetinga e Secretaria de Saúde, com apoio da SESAB por meio do Núcleo Regional de Saúde do Sudoeste e Base Regional de Saúde, Grupamento de Bombeiros Militares do 7º GBM, Tiro de Guerra 06-023 (que disponibiliza diariamente 16 atiradores, o comandante, Subtenente Antonio Luiz da Silva Filho, e o Cabo Cleimon), agentes comunitários de saúde e agentes de endemias.
O Faxinaço, sob a liderança de Zé Reinan (Secretário de Transportes), deu continuidade de onde parou (Avenida Paraíso), atuando em quase todas as transversais e finalizou na Avenida das Indústrias do lado direito e Avenida Tancredo Neves do lado esquerdo. O trabalho foi realizado até o meio-dia com os maquinários, pois a pá carregadeira furou um pneu em área de muito lixo na Travessa 15. Mesmo assim, de acordo com Zé Reinan, foram retiradas 200 (duzentas) toneladas de lixo, entulho, dejetos de construção e materiais de descarte (pneus, sofás, móveis velhos, garrafas de vidro, dentre outros) das ruas e terrenos da Nova Itapetinga.
Já as 12 equipes lideradas pelo Corpo de Bombeiros, com apoio integral dos agentes de endemias e agentes comunitários de saúde, conseguiram realizar a Ação de Bloqueio Perifocal (Fumacê com bombas manuais) em todo bairro Nova Itapetinga no 1º dia de ação, pois o objetivo era pulverizar o larvicida Fludora® nas residências onde havia as chamadas caixas baixas (reservatórios baixos) ou ambientes de infiltração.
Nessa quarta-feira, 10, as equipes começaram o trabalho muito cedo, entrando no bairro Clodoaldo Costa, se estendendo pelo Otávio Camões, Primavera e Camacã (restando apenas algumas ruas do Clodoaldo). Desta vez, todas as residências abertas com permissão do morador foram inspecionadas e receberam a Ação de Bloqueio com o Fumacê.
Uma terceira frente de trabalho liderada pelo Coordenador de Vigilância Epidemiológica – Orlando Nunes, Subtenente Luiz do Tiro de Guerra e o Cabo Cleimon, atuaram ainda na Nova Itapetinga com os agentes de endemias e agentes comunitários de saúde, inspecionando residências, panfletando (com literaturas do Tiro de Guerra sobre os cuidados com o mosquito da dengue), retirando possíveis focos ou criadouros com a ajuda do próprio morador.
“Parabéns para as equipes envolvidas no combate ao mosquito da dengue. Contemplamos um verdadeiro batalhão nas ruas trabalhando no Sol escaldante para nos proteger do mosquito e das doenças provocadas por sua picada. Precisamos fazer a nossa parte, pois essa luta também é nossa”, pontuou Edilvo Pereira dos Santos, morador da Travessa 7, Nova Itapetinga.
“Começamos o trabalho na manhã de terça-feira, 09, e seguiremos com a Força Tarefa até o dia 19, até que a sede, Distrito de Bandeira do Colônia e Povoado de Palmares sejam contemplados com as ações de enfrentamento, prevenção e combate aos focos e criadouros do mosquito Aedes aegypti”, disse Zé Reinan – Secretário de Transportes.
“O município de Itapetinga já vinha desenvolvendo ações de combate ao mosquito da dengue por meio do projeto batizado de Faxinaço. Começando na Vila Aurora, Hilda Gama, Nova Esperança e Clerolândia no início de fevereiro, depois chegamos ao Vila Rosa, Vila Maria e parte da Vila Isabel, de onde retiramos 980 toneladas de lixo em três etapas num curto espaço de tempo. Desta vez criamos uma Força Tarefa e recebemos o apoio da SESAB, por meio do Núcleo Regional de Saúde do Sudoeste com o reforço do Grupamento de Bombeiros Militares e os atiradores do Tiro de Guerra. Agradecemos ao nosso prefeito Rodrigo Hagge, que muito preocupado com a epidemia da dengue na Bahia e os casos registrados no município, não mediu esforços em disponibilizar todo o material, veículos e pessoal disponíveis na prefeitura para esse enfrentamento”, enfatizou Rosânia Rabelo, Secretária de Saúde.
Nesta quinta-feira, 11, terceiro dia da Força Tarefa, o Faxinaço continuará no bairro Nova Itapetinga até concluir e a Ação de Bloqueio (Fumacê com uso de bombas manuais). Começará pelo Clodoaldo Costa para concluir algumas ruas e seguirá para URBIS, Vitória Régia, ECOSANE, Núcleo Habitacional Osvaldo Brito (Agarradinho) e ASCOANI (Associação Comunitária e Agrícola da Nova Itapetinga, aos fundos do cemitério Parque da Eternidade).
www.programapodcast.com.br