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Itapetinga: Secretaria de Educação lança edital para eleições de gestores e vice gestores de escolas da rede municipal

Na oportunidade o secretário solicitou ampla divulgação do edital e muita transparência no processo.

A Prefeitura Municipal de Itapetinga por meio da Secretaria de Educação lança edital para o processo seletivo interno e eleições diretas para a função de gestores e vice gestor para as escolas da rede municipal. Esse processo significa um avanço importante para a educação municipal, uma vez que a gestão democrática no âmbito educacional é uma luta que precisa avançar para a sua real efetivação, visando garantir processos coletivos de participação e decisão. O Plano Nacional de Educação prevê a efetivação da gestão democrática na educação por meio de um processo seletivo que associe critérios técnicos de mérito e consulta pública à comunidade escola.

Nesta segunda feira, o secretário de educação, professor Alécio Chaves, reuniu a equipe da Secretaria de Educação, mais gestores escolares para apresentar a comissão eleitoral, composta por um representante da Secretaria Municipal de Educação, três representantes dos docentes em exercício, dois representantes dos discentes, um representante dos servidores de apoio, um representante da APLB Sindicato e um representante do Conselho Municipal de Educação. Na oportunidade o secretário solicitou ampla divulgação do edital e muita transparência no processo. “A Secretaria Municipal estará acompanhando o processo, confiando na comissão que foi formada por profissionais competentes, essa eleição será um marco na história da educação municipal de Itapetinga, estamos fazendo história” – concluiu Alécio Chaves.

Para participar do processo seletivo é preciso ser ocupante do cargo efetivo de professor ou coordenador pedagógico na rede municipal, por, no mínimo, 03 (três) anos; ter licenciatura plena em Pedagogia ou em outra licenciatura desde que já tenha concluído ou esteja cursando especialização lato sensu, em Gestão Escolar ou Gestão Educacional; estar lotado há pelo menos 03 (três) anos na Unidade de Ensino para a qual deseja está concorrendo e apresentar certificado de conclusão do Curso de Formação para Gestores Escolares orientado pela Secretaria Municipal de Educação, através do AVAMEC, com carga horária única ou somatória de 120h.

Inscrições e etapas

As inscrições serão realizadas gratuitamente por meio do site www.acoeseducacionais.com.br no período de 15 a 17 de abril e o Processo Seletivo Interno ocorrerá em quatro etapas sendo elas, Curso Preparatório para a Elaboração do Plano de Gestão Escolar, Elaboração do Plano de Gestão, Prova Escrita e Eleição Direta.  Para a Eleição Direta, os interessados só poderão se inscrever através de chapas, sendo estas de acordo com a característica de cada Unidade Escolar.

Poderão votar, servidores municipais (efetivos ou contratados) que estão em serviço na respectiva unidade escolar, pais ou responsável legal de estudante regularmente matriculado e estudantes com idade igual ou superior a 16 anos que esteja regularmente matriculado.

 

 

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