WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
Geral

ITAPETINGA SERÁ CONTEMPLADA COM UMA POLICLÍNICA VIA PAC

Fonte: Sudoeste Hoje/Davi Ferraz

O Ministério da Saúde (MS) anunciou na tarde desta terça-feira (25/06) a construção de quatro novas policlínicas em território baiano, localizadas nas cidades de Camaçari, Remanso, Itapetinga e Salvador.

De acordo com o ministério, o investimento será feito por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), com investimento médio de R$ 30 milhões em obras, equipamentos e mobiliário.

Ainda segundo o Ministério da Saúde, as policlínicas contemplarão núcleos de atenção integral ao homem, mulher, crianças e outros públicos que requerem acompanhamento especial.

A construção de espaços de reabilitação para pacientes com sequelas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e doenças respiratórias está, também, prevista no projeto.

Nas novas unidades também serão oferecidos a realização de exames gráficos e de imagem como: ressonância nuclear magnética, tomografia e eletrocardiografia; consulta clínica de apoio ao diagnóstico com médicos de diversas especialidades como angiologia, cardiologia, oftalmologia e neurologia; e pequenos procedimentos como vasectomia, cauterização e biópsias em centro cirúrgico de baixa complexidade.

Junto aos serviços baseados em núcleos de atenção integral à saúde, as unidades serão espaços de formação, qualificação e fixação dos profissionais de saúde. Também, a partir da tecnologia da informação e da regulação interna, serão pontos de apoio à inteligência sanitária nos territórios.

Sustentabilidade e tecnologia

Grandes aliadas do meio ambiente, as policlínicas foram projetadas seguindo parâmetros de sustentabilidade como ventilação e iluminação natural no máximo de ambientes possíveis, método de uso e reuso de água, captação de energia solar, além de priorizar o uso de materiais com pouca necessidade de manutenção, reparos e substituições.

Todos os consultórios e espaços de exames possuem instalações de dados e lógica para implementação da telessaúde. Assim como as “ilhas” multiprofissionais localizadas nos núcleos de cuidado. Terão ainda espaço específico para a tecnologia da informação, com a instalação dos racks de informática e sala dedicada a equipe da saúde digital.

Artigos relacionados

Fechar