Geral
Presidente do Sindicato Rural agradece reconhecimento da Exposição como patrimônio cultural
Em seu discurso, Edinho destacou a importância da Exposição não apenas como um evento tradicional, mas como uma ferramenta fundamental para o fortalecimento da cultura agropecuária da cidade e da região.

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Itapetinga realizada nesta terça-feira, 15 de abril, o presidente do Sindicato Rural, Edson Luiz Batista Borges, conhecido como Edinho, fez uso da Tribuna para agradecer aos vereadores pela aprovação do Projeto de Lei nº 019/2025, que reconhece a Exposição Agropecuária de Itapetinga como patrimônio cultural e imaterial do município. Em seu discurso, Edinho destacou a importância da Exposição não apenas como um evento tradicional, mas como uma ferramenta fundamental para o fortalecimento da cultura agropecuária da cidade e da região, promovendo desenvolvimento econômico, geração de empregos, negócios e oportunidades para os mais diversos segmentos da sociedade.
Durante sua fala, Edinho afirmou: “A Exposição sem dúvida é a vitrine para muitos que precisam ser representados, e o Sindicato Rural está de portas abertas para fazer dessa uma grande oportunidade para muitos, seja na diversão, na realização de negócios, no lazer ou como opção para aprender ou conhecer profissões correlacionadas ao agronegócio e à cultura que o envolve.”
Ele lembrou que, em sua 53ª edição, a Exposição de Itapetinga se consolidou como uma das maiores do estado da Bahia, atraindo produtores e visitantes de várias partes do país e até mesmo do exterior. Segundo o presidente, o evento vai muito além da pecuária, sendo também uma vitrine para pequenos produtores, artesãos, representantes da agricultura familiar e profissionais ligados ao agronegócio. Edinho aproveitou o momento para convidar os vereadores a visitarem o Sindicato Rural e conhecerem de perto os preparativos da Exposição, reforçando que a entidade está de portas abertas para toda a comunidade.
Ele também agradeceu o apoio do prefeito Eduardo Hagge (MDB) e do Governo do Estado, parceiros importantes para a realização do evento. A programação deste ano está prevista para acontecer entre os dias 15 e 25 de maio e, segundo Edinho, 98% dos espaços já foram comercializados. Entre as atrações, estão confirmados o evento de Ranch Sorting com o Horse Show de 15 a 18 de maio, exposições de cavalos da raça Mangalarga, ovinos, disputas e provas de raças, leilões, eventos promovidos por associações agropecuaristas, além da presença de diversos estandes, entidades financeiras, parque de diversões, bares, restaurantes, shows musicais e a tradicional Baixada Fluminense.
Durante a sessão, os vereadores parabenizaram o Sindicato Rural pela organização e reforçaram a importância da Exposição Agropecuária como símbolo da cultura e da força econômica de Itapetinga.
Fonte: ASCOM CMI.