WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
Geral

Bolsonaro tem 43% entre evangélicos; Lula, 46% dos católicos.

PoderData estratificou dados sobre como votam os eleitores de cada grupo religioso ...

Se o país fosse composto só por evangélicos, o presidente Jair Bolsonaro (PL) seria o 1º colocado isolado nas pesquisas de intenção de voto para o 1º turno das eleições de 2022. Levantamento PoderData realizado de 19 a 21 de dezembro de 2021 mostra o atual ocupante do Planalto com 43% de preferência entre os que têm essa opção religiosa. O ex-presidente Lula (PT) fica em 2º lugar, pontuando 26% no segmento, 14 pontos percentuais a menos do que marca na média geral (40%). Entre católicos, a posição se inverte e o petista lidera com 46%. Bolsonaro fica com 29% nesse estrato específico.

Hoje, na população acima de 16 anos, 40% se declaram católicos e 32%, evangélicos. O dado também veio desta mesma rodada do PoderData. Desde 2018, Bolsonaro faz fortes acenos aos evangélicos, base eleitoral robusta que o ajudou a chegar à Presidência. Uma de suas promessas de campanha era a de indicar um ministro com essa preferência religiosa ao STF (Supremo Tribunal Federal)

André Mendonça, “terrivelmente evangélico”, nas palavras do presidente, foi responsável por suprir esse compromisso. Ex-ministro da Justiça e ex-advogado-geral da União, tem 48 anos e foi empossado em 16 de dezembro. Poderá ficar até 2047 na Corte. André Mendonça, acenando, na sua posse no STF | Isac Nóbrega/PR Lula tem boa relação com líderes da Igreja Católica. Em fevereiro de 2020, posou para foto ao lado do papa Francisco, no Vaticano. Em seu perfil no Twitter, o ex-presidente disse que o encontro serviu para “conversar sobre 1 mundo mais justo e fraterno”

Artigos relacionados

Fechar