Itapetinga e Região
Prefeitura e Sesab dão continuidade ao trabalho de rastreamento do câncer de mama

A prefeitura de Itapetinga e a Sesab iniciaram, nesta quarta-feira, 15, a segunda etapa do trabalho de rastreamento do câncer de mama. Entre os meses de julho e agosto, o município recebeu a carreta do governo do estado que realizou mais de 2000 mamografias gratuitas em mulheres entre 45 e 69 anos. Agora, todas aquelas que tiveram alguma lesão detectada retornam à Policlínica Municipal para passarem por novos exames. Uma equipe de ultrassonografistas atendeu cerca de 700 mulheres de toda a microrregião com o objetivo de identificarem o tipo de lesão, fazer punção e encaminhá-las para o tratamento mais adequado.
Além de médicos e enfermeiras, a Policlínica Municipal disponibilizou ainda, psicólogas que acolheram as mulheres. “Muitas chegaram aqui ansiosas, tensas com o possível prognóstico. Nossa função é acolhê-las e tranquiliza-las para atravessarem o novo momento na vida delas”, explicou a psicóloga, Talita Miranda Gonçalves.
De acordo com a secretária de saúde, Myllena Orrico, prefeitura e governo do estado têm oferecido o suporte completo para essas mulheres desde a conscientização sobre a importância da prevenção, passando pelo diagnóstico e tratamento, quando necessário.
“O diagnóstico precoce garante um tratamento menos invasivo e desgastante, além de aumentar as chances de cura. Nosso trabalho começa nos postos de saúde com a conscientização da importância do autoexame e vai até a oferta de exames para diagnósticos e acompanhamento de todo o tratamento. A gente quer ressaltar que essas mulheres não estão sozinhas. Nossa equipe está completa para acompanha-las e acolhê-las da melhor forma possível, oferecendo um atendimento técnico muito eficiente e humanizado”, garantiu a secretária.
Ascom/PMI