WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
Geral

SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL, WASHINGTON MACIEL FALA SOBRE AS AÇÕES DA SECRETARIA E O PROJETO FAMÍLIA ACOLHEDORA.

O Programa Podcast da rádio Fascinação FM 92.3, edição desta quarta-feira, 17, recebeu o secretário de Desenvolvimento Social, Sr. Washington Maciel, que atendeu ao convite da produção.

O programa foi conduzido por Sizinio Neto e César Soares, já que Joilson Filho está se recuperando de uma virose e ainda não tem condição de comandar o Podcast ao lado de César.

Washington Maciel, é preparado, um exímio gestor da pasta do Desenvolvimento Social, conhece bem cada ação, programa e projeto da referida secretaria, oferecendo aos apresentadores, conteúdo para uma excelente entrevista.

Durante a entrevista, o público participou através da janela virtual (Whatsapp) da emissora enviando perguntas e questionamentos sobre diversos assuntos, principalmente sobre o andamento do Programa Minha Casa Minha Vida, atuação do CRAS em seus territórios, CRM, CREAS, Projeto Família Acolhedora, Programa de Aquisição de Alimentos, Auxílio Aluguel, Social na Praça, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV), Criança Feliz, Bolsa Família, Cadúnico, SUAS, Proteção Básica de Assistência Social, Proteção Especial, parcerias, entre outros.

O secretário muito paciente, ouviu atentamente cada participação e interagiu com os ouvintes, respondendo todas as perguntas, tirando dúvidas e esclarecendo acerca de cada projeto, programa e ações da Secretaria de Desenvolvimento Social de Itapetinga.

Sobre o Projeto Família Acolhedora, Washington Maciel afirmou que a implantação está sendo um sucesso, tanto que já existem cinco famílias acolhedoras cadastradas que já passaram por capacitações com psicólogos e assistentes sociais para entenderem a função de cada um nesse processo de acolhimento temporário.

Através do Projeto Família Acolhedora, crianças e adolescentes que, por alguma medida, precisam ser afastados das famílias biológicas, terão a oportunidade de viverem temporiamente em outros lares, convivendo com famílias que se dispuseram a acolhê-las temporariamente, até que eles possam voltar para o seu ambiente de origem.

Entre as questões destacadas está a do desapego, uma vez que esses meninos e meninas não serão adotados oficialmente pelas famílias acolhedoras, mas passarão apenas uma temporada com elas, enquanto problemas são resolvidos e os vínculos são reestabelecidos entre sua família biológica.

“A política de assistência social no Brasil tem um desenvolvimento histórico significativo, marcado por conquistas que refletem as necessidades de proteção social da população; em nossa cidade não é diferente, estamos trabalhando com muito empenho, na execução de cada ação em prol da nossa comunidade”, pontuou o secretário.

A Secretaria Municipal de Assistência Social exerce um papel fundamental na gestão pública, sendo a base para a execução de políticas sociais que transformam vidas e ajudam a reduzir desigualdades. Ao oferecer uma rede de proteção, a SMDS promove a cidadania, a dignidade e o desenvolvimento humano, contribuindo diretamente para uma sociedade mais inclusiva e justa.

Artigos relacionados

Fechar