WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
Itapetinga e Região

Ações de saúde de Itapetinga são reconhecidas pela ONU

A ONU reconheceu o trabalho desenvolvido pela saúde municipal de Itapetinga. O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), concedeu ao município o Selo UNFPA Bahia 2025, uma iniciativa que reconhece e certifica boas práticas em políticas públicas voltadas à saúde sexual e reprodutiva, à redução da mortalidade materna e à prevenção da violência baseada no gênero.

Itapetinga inscreveu o projeto de vinculação ao aleitamento materno no Hospital Virgínia Hagge. Através dele, as gestantes participam de oficinas realizadas por uma equipe multidisciplinar sobre o pré-natal, cuidados e prevenções de doenças e amamentação. Imediatamente após o parto, o bebê é colocado sobre a mãe e o aleitamento materno é incentivado imediatamente após nascimento. Tudo, para garantir o fortalecimento do vínculo e a compreensão integral da importância deste que é considerado um ato de amor: a amamentação.

As ações foram avaliadas por uma Comissão Independente que analisou as iniciativas que contribuem para pré-natal, parto e puerpério de qualidade; prevenção de gravidez não intencional, HIV e IST; além de iniciativas que previnam a violência de gênero, incluindo a população LGBTQIA+, promovendo o empoderamento feminino.

“A gente tem buscado desempenhar um trabalho que faça de Itapetinga um verdadeiro polo regional em saúde e muitas são as conquistas nesse setor. Desde que criamos o Virgínia Hagge, implantamos uma nova forma de acolher as pacientes. Agora, um ano depois, estamos colhendo os frutos de um trabalho criterioso e humanizado. O reconhecimento de uma instituição da ONU nos orgulha muito e nos dá ânimo novo para seguir implementando essa forma de cuidar em todas as nossas unidades, para chegar a todos os nossos pacientes”, explicou Myllena Orrico, secretária de saúde.

Ascom/PMI

Artigos relacionados

Fechar