WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
Geral

ENTREVISTA COM O PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DE ITAPETINGA E DIRETOR EXECUTIVO DA RECICLA, WESLEY KELLY CARVALHO.

O presidente da AIT (Associação das Indústrias de Itapetinga e Microrregião), empresário Sr. Wesley Kelly Felix Carvalho, concedeu entrevista ao Programa Podcast da rádio Fascinação FM 92.3, comandado por Joilson Filho e Wagner Ribeiro, na última segunda-feira (19/05), e aproveitou o ensejo para falar sobre o comércio, a indústria, geração de emprego e renda, o desenvolvimento de Itapetinga, entre tantos outros.

Kelly Carvalho é empresário de sucesso, diretor executivo da RECICLA, empresa de reciclagem de Itapetinga com escoamento da produção para a Bahia e o Brasil. A empresa foi implantada na cidade há quase 24 anos.

O que levou a RECICLA a investir nesse segmento em Itapetinga? “Toda a atividade começa com uma demanda. Quando nós surgimos existia uma demanda da Azaleia recém-chegada ao município, ela foi uma porta de entrada para trabalharmos com esse segmento. Existia um programa de coleta seletiva na UESB, Wellington Borreguinho já era professor, e eu passei no concurso como professor da universidade e pudemos participar do projeto com as das duas coisas: um programa de coleta seletiva e uma fábrica que estava gerando muitos resíduos e não sabia o que fazer naquela época. Começamos com a primeira máquina, depois compramos outra e fomos nos adequando ao longo dessa caminhada”, disse Wesley Kelly Carvalho.

Em 23 anos de existência, a empresa inovou, investiu e cresceu, tanto que já existe uma filha chamada Plástico Master – fábrica de embalagens e já foi criado um Startup chamado Vert Soluções Ambientais, com a finalidade de trabalhar pesquisas e desenvolvimento dentro da área (tecnologia específica para encontrar soluções para novos problemas).

A RECICLA trabalha com resíduos das áreas de indústria de calçados, indústria de confecções e cooperativas de catadores, com alcance em todo estado da Bahia (a empresa recebe resíduos de Feira de Santana, Itaberaba, Vitória da Conquista, Santo Estevão, Itabuna, Ilhéus, Eunápolis e outros municípios baianos, num raio de até 600 quilômetros.

“O que que o agro significa pra Itapetinga e região? “O agro sempre foi a principal bandeira da nossa região. No momento de crise extrema que o país viveu nos últimos tempos, quem segurou a economia foi o agro. O agro define Itapetinga, tanto que ostentou o título de Capital da Pecuária por muitas décadas. Por que isso se perdeu ao longo dos anos? Porque a nossa pecuária não evoluiu, ela continuou sendo a pecuária das décadas passadas sem inovação (não aconteceu tecnologia, mecanização, os sistemas de manejo são os mesmos dos anos 70/80, salvo algumas iniciativas isoladas que fazem da forma correta, mas não o suficiente para representar todo o contexto. Eu acho que isso é bom, porque indica que tem um espaço para poder progredir muito. Como vocação, a nossa região é agropastoril, não tem como fugir disso”, pontuou Kelly Carvalho.

Wesley Kelly Carvalho, CEO da VERT Soluções Ambientais — startup baiana que integra o ecossistema do Hub da Construção – Criada em Itapetinga e atualmente em expansão com o apoio da estrutura e das conexões proporcionadas pelo Sinduscon-BA, a empresa foi citada como exemplo do potencial das parcerias para estimular o desenvolvimento regional.

A visita reforça o posicionamento do Sinduscon-BA como elo estratégico entre os diversos atores do ecossistema de transformação digital no setor, conectando talentos, ideias e soluções com foco em um futuro mais eficiente e inteligente com atuação em todo Estado da Bahia.

Reportagem: Sizinio Neto
www.programapodcast.com.br

Artigos relacionados

Fechar