Geral
Wagner prefere Otto Alencar cabeça de chapa

COLUNA WENSE, QUARTA, 1 DE SETEMBRO DE 2021.
WAGNER E OS “COMPANHEIROS”
Salta aos olhos, e não precisa que eles sejam do tamanho dos da coruja, que o deputado federal José Guimarães, do PT cearense, muito próximo do ex-presidente Lula, não iria inventar que o petista-mor não quer o senador Jaques Wagner disputando a sucessão do Palácio de Ondina no pleito de 2022.
É óbvio que o parlamentar ouviu de Lula que prefere Otto Alencar, presidente estadual do PSD, como o candidato da base aliada. O lulopetismo é muito traiçoeiro, até mesmo com os “companheiros”.
Abrindo um parêntese, que dedico ao plano municipal, o lulopetismo é também ingrato. Que o diga Geraldo Simões, ex-prefeito de Itabuna por duas vezes e fundador do PT no município. GS passou um bom tempo sendo perseguido, uma espécie de “patinho feio”. E olhe que pode ter igual a Geraldo, mas mais petista, lulista e coerente ninguém é.
E quais seriam os dois principais motivos para Otto encabeçar a chapa majoritária? O primeiro, é facilitar a composição da frente para enfrentar o favoritismo de ACM Neto (DEM) em decorrência do crescente sentimento de mudança, já que o término do governo Rui Costa significa 16 anos do petismo no poder. Há, portanto, um cansaço, uma natural fadiga com o lulopetismo da Boa Terra.
O segundo, é que Lula acredita que a candidatura de Otto pode fazer com que o PSD nacional apoie a sua. Com efeito, o próprio Otto, na recente visita de Lula a Salvador, deixou nas entrelinhas que essa possibilidade existe. Lula ficou eufórico e já pensa em ter uma conversa de pé de orelha com Wagner.
Já disse aqui, e por mais de três vezes, que a majoritária do desejo de Lula é Otto como governador, João Leão para o Senado e o PT indicando a vaga de vice. O governador Rui Costa cumpriria o mandato até o último dia. Como contrapartida, a promessa de ocupar um ministério em eventual vitória de Lula na disputa presidencial.
O que não dar é ficar na ingenuidade de que José Guimarães inventou a defenestração de Wagner da majoritária. Quando digo que Lula faz qualquer coisa para retornar ao poder mais cobiçado da República, até mesmo apunhalar os “companheiros” pelas costas, os petistas ficam tiriricas da vida.
Não duvido nada que o próprio Lula procure Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, para conversar sobre o assunto.
Wense