WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
Geral

CEO DO GRUPO REZENDE ESTÁ OTIMISTA COM OS RESULTADOS DO PRIMEIRO ANO DA CULTURA DE BANANA DA TERRA.

O CEO do Grupo Rezende / Rancho R3, Sr. Éder Rezende, participou do Programa Na Boca do Povo Especial de Sábado, na rádio Fascinação FM 92.3, onde foi recepcionado por José Elias Ribeiro, Bonny Cordeiro e Gilson Vasconcelos.

O convite para da entrevista partiu da produção do programa, com objetivo de ouvir o empresário visionário, produtor de banana da terra na cidade de Itapetinga, numa área irrigada de 40 hectares nas proximidades do Frigosol (matadouro frigorífico de bovino e equino), às margens da BA-263.

Ao ser questionado sobre o projeto audacioso da bananicultura em Itapetinga, idealizado pelo Grupo Rezende, Éder sentiu-se à vontade para responder ao amigo Zé Elias; “Estamos felizes em contemplar o primeiro cacho da primeira área plantada, onde houve erros e acertos, mas o resultado tem superado todas as expectativas, o sucesso demonstra que estamos no caminho certo, pois Itapetinga tem terra boa com grande potencial de fortalecer a economia do município”, pontuou Rezende.

Quanto tempo a banana produz?

A época varia dos 10 meses aos 14 meses, dependendo da variedade. A cultura sendo bem conduzida e as condições climáticas propícias, a colheita ocorre dos 90 dias aos 110 dias após a emissão da inflorescência. No mercado interno é colhida quando atinge o estádio ¾ normal ou cheia, chamada “de vez”.

“O primeiro cacho apareceu 20 dias antes dos demais, o qual ficará pronto para colheita entre 12 e 14 semanas (aproximadamente 106/110 dias) após seu lançamento; para o nosso grupo, está sendo uma experiência maravilhosa, visto que as metas estão sendo alcançadas (do plantio à produção), envolvendo muito trabalho, descobertas, dedicação, investimento, o cuidado com o cultivo, manejo, mas eu posso afirmar que está valendo muito a pena essa experiência”, disse Éder Rezende.

De acordo com Éder, o primeiro cacho que foi lançado tem excelente qualidade, o que deixou o Grupo Rezende muito feliz. “É a comprovação que o nosso investimento não foi em vão, pela qualidade do produto temos a certeza de estamos no caminho certo; o objetivo foi alcançado e foi acima do esperado para o primeiro ano de plantio, então a luta vai ser vencida e iremos mostrar para todos que é possível fazer, é possível acreditar”, enfatizou Éder Rezende.

“Eu quero mostrar para os nossos amigos e colegas (produtores rurais) que o investimento deu certo; Itapetinga produz banana, cacau, café, qualquer outra fruta, basta plantar da forma correta e usar a tecnologia certa; estamos programando um Dia de Campo para o dia 22 de setembro na nossa propriedade, ao tempo em que convidamos a todos para conhecer nossa produção, o produto em destaque, a viabilidade das espécies, o manejo, condição climática, mão de obra, estrutura necessária, investimento, a planta em várias fases, entre outras experiências”, disse Éder Rezende.

De acordo com o empresário, a qualidade do solo de Itapetinga foi destacada pela equipe técnica do Grupo Rezende, que ficou encantada com o resultado dos frutos e do rizoma da bananeira em produção; a qualidade alcançada em Itapetinga no primeiro ano do plantio, ganhou de muitos municípios com mais de 5 anos de produção.

Para o Dia de Campo, programado para o dia 22 de setembro, a programação começa com palestras importantes com produtores baianos no parque Juvino Oliveira (Taterssal) através da parceria com o Sindicato Rural de Itapetinga, FAEB/SENAR e prefeitura municipal, começando a partir das 8h da manhã. No período da tarde haverá visitação ao polo bananeiro.

Reportagem: Sizinio Neto / Fotografias: Gilson Vasconcelos

Artigos relacionados

Fechar