Numa parceria da prefeitura de Itapetinga e o governo do estado, chegou no município desde ontem (segunda-feira, 22), a Carreta do Programa de Rastreamento do Câncer de Mama. O programa itinerante do Governo do Estado oferece, de forma gratuita, exames de mamografia a mulheres entre 45 e 69 anos.
O atendimento começou nesta quarta-feira, 23, às 08h da manhã, depois que a Secretaria Municipal de Saúde montou toda logística na lateral da Unidade de Saúde José Luna (Rua Condeúba com a Rua Potiraguá) para oferecer comodidade às mulheres beneficiadas.
De 23 de julho a 07 de agosto, mais de 2000 mulheres serão atendidas pelo programa, segundo Brena Oliveira – Enfermeira de Regulação do CDM de Itapetinga. Equipada com dois mamógrafos, a carreta tem a capacidade de atendimento de até 150 exames por dia.
Mulheres interessadas em realizar o exame devem procurar a unidade de saúde mais próxima, preencher o formulário e retirar a guia de autorização.
Desde as primeiras horas de segunda-feira, 22, uma equipe da Saúde – composta por Aline Dutra – Diretora da Atenção Básica; Carine Farias – Coordenadora da Atenção Básica; Yandra Oliveira – Enfermeira Institucional e Brena Oliveira – Enfermeira Reguladora do CDM, enfrentou uma verdadeira maratona de entrevistas nos mais diversos programas de rádio, começando pelo programa de Edilson Lima e Adreane Brito (Programa Sertão Moderno – Rádio Fascinação FM) e finalizou no Programa Podcast (das 19 às 21h) na Rádio Fascinação FM, na condução da dupla dinâmica do rádio baiano (Joilson Filho e Flávio Ferraz).
No PODCAST – com Joilson Filho e Flávio Ferraz, a equipe da Saúde aproveitou cada minuto, esclarecendo acerca do Rastreamento do Câncer de Mama, orientando as mulheres interessadas como proceder, respondendo aos questionamentos dos ouvintes, interagindo com a comunidade em geral e os apresentadores.
“É com muita alegria que contemplamos o Programa de Rastreamento do Câncer de Mama beneficiando centenas de mulheres em Itapetinga através da parceria da prefeitura municipal com o governo do estado; Nossa equipe está se esforçando, trabalhando com muita dedicação, montamos toda estrutura necessária para o bom êxito do programa e proporcionar o melhor atendimento às nossas usuárias do SUS – Sistema Único de Saúde” disse Myllena Orrico – Secretária Municipal de Saúde.
Todas as dúvidas foram esclarecidas durante a entrevista com a equipe de Myllena Orrico. Vale ressaltar que o Programa de Rastreamento do Câncer de Mama ocorrerá ininterruptamente (incluindo sábado e domingo). Reportagem: Sizinio Neto / Ascom-PMI