Com quase 40% de sua população se declarando evangélica, Itapetinga figura entre os cinco municípios baianos com maior representatividade dessa fé, ao lado de Simões Filho, Nova Ibiá, Nova Viçosa e Mucuri. Os dados são do Censo 2022, divulgado na sexta-feira (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O levantamento mostra uma mudança significativa no cenário religioso da Bahia: o número de evangélicos no estado cresceu 42,7% em relação ao último censo, enquanto a quantidade de católicos teve uma queda de 9,4%.
Em Itapetinga, no sudoeste baiano, essa transformação é evidente não apenas nos números, mas também no cotidiano da cidade. A forte presença das igrejas e lideranças evangélicas tem ampliado sua influência social, comunitária e, sobretudo, política – com papel relevante nos resultados eleitorais dos últimos anos.
Para comentar sobre o tema, convidamos o Pastor Odinei Ferreira de Oliveira (Pastor Presidente da SIBI – Segunda Igreja Batista de Itapetinga), um líder evangélico de grande credibilidade na cidade e na região, inclusive já presidiu a AMEI e faz parte da diretoria da CNB (Convenção Batista Nacional), teólogo, psicanalista clínico com relevantes serviços prestados à comunidade, pedagogo, especialização em Saúde Mental, atua no ramo empresarial (Pré-moldados Oliveira – fabricação de estruturas pré-moldadas de concreto armado, em série e sob encomenda / Gráfica em Jacobina).
O Pastor Odinei Ferreira foi convidado pela direção do Programa Podcast desta segunda-feira, 09, na Rádio Fascinação FM 92.3, sob o comando da dupla dinâmica Joilson Filho e Wagner Ribeiro (Garganta de Ouro do rádio baiano).
Pastor Odinei Ferreira tem uma história de muito envolvimento na sociedade de Itapetinga, pois desde 2007 quando aqui chegou, tem desenvolvido um papel muito importante na cidade e na região.
“No caso específico de Itapetinga, esse percentual tem tudo a ver com a cidade, com o trabalho dos líderes evangélicos, com sua história. Antes mesmo da sua emancipação tivemos uma igreja evangélica no contexto dessa história, estamos falando da PIBI – Primeira Igreja Batista de Itapetinga que vai completar 87 anos no município, quando esta terra ainda estava sendo desbravada”, disse Pastor Odinei.
“Eu falava do percentual de evangélicos em Itapetinga e cheguei a dizer que passava de 40% muito antes da divulgação dos dados do IBGE. Nós tivemos um café com os prefeituráveis nas eleições de 2024 e eu falava da população itapetinguense, do número de evangélicos no município, da importância desse segmento, da forma como o político deveria alcançar esse público, se comportar, conhecer sua realidade, entender mais sobre o evangélico no contexto geral”, pontuou Odinei Ferreira.
O Pastor Odinei Ferreira está em Itapetinga há 19 anos, tem construído uma linda história, é um sacerdote que se preocupa com a cidade, com o seu povo, com os problemas da população, participa ativamente de vários debates, fóruns, seminários, reuniões, encontros com autoridades, palestras em escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino, atende pessoas com doenças psicossomáticas no Gabinete Pastoral sem cobrar por esse atendimento, tem ajudado muitas pessoas em descontrole psicológico, pessoas que pensavam acabar com a própria vida, atende no município, em alguns casos em domicílio, está sempre disposto ajudar o próximo, tem aberto as portas do templo da SIBI – Segunda Igreja Batista para servir a comunidade.
Pastor Odinei discorreu sobre o tema com muita propriedade, respondeu aos questionamentos dos apresentadores e dos ouvintes, interagiu com a comunidade através de participação via WhatsApp, não titubeou, foi muito elogiado pela sua ética e abnegação.
“Deus é o centro de tudo, criador do universo. Sem Ele, não existiríamos, não seriamos projeto de gente. Itapetinga é uma terra promissora porque é abençoada por Deus, tem muita gente orando ao Senhor pelo seu progresso e desenvolvimento”, disse Odinei Ferreira.