Geral
Bolsonaro diz que revisão da tese do marco temporal será o “fim” do agronegócio
Presidente chamou de “problema” questão sobre demarcações de terras em análise no STF... 98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas.

O presidente Jair Bolsonaro afirmou neste sábado (11.set.2021) que uma nova definição do marco temporal para demarcações de terras indígenas será o “fim do agronegócio”. O tema está em análise no STF (Supremo Tribunal Federal). Em evento no Rio Grande do Sul, o chefe do Executivo classificou o assunto como um “problema” a ser resolvido. “Temos um problema pela frente que tem que ser revolvido. O Supremo volta a discutir uma data diferente daquela fixada, conhecido como marco temporal”, afirmou durante discurso na 44ª Expointer, feira agropecuária realizada no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). “Se a proposta do ministro [Edson] Fachin vingar termos que… Ou melhor, será proposto a demarcação de novas áreas indígenas que equivalem a uma região Sudeste toda, ou seja, é o fim do agro negócio, simplesmente isso e nada mais do que isso. Outros problemas existem. A gente vai vencendo”, disse. Na 5ª feira (9.set), o ministro Edson Fachin (STF) votou contra o marco temporal. Ele é o relator do processo na Corte. A tese discutida diz que populações indígenas só podem reivindicar terras que ocupavam na data da promulgação da constituição
Constituição Federal, em 5 de outubro de 1988. O julgamento começou em 26 de agosto e motivou a vinda de cerca de 5 mil indígenas para Brasília no fim de agosto. Em seu discurso, Bolsonaro afirmou que o agronegócio “vai bem” e agradeceu aos produtores por não terem parado de trabalhar durante a pandemia. Segundo ele, a Expointer “mostra que o Brasil está na liderança da produção do campo”. O presidente elogiou o trabalho da ministra Tereza Cristina (Agricultura). “O trabalho do nosso governo em primeiro lugar é não atrapalhá-los. É um governo que não cria dificuldade para vender facilidade. Diretor Fernando Rodrigues Você está em: Governo PUBLICIDADE Bolsonaro diz que revisão da tese do marco temporal será o “fim” do agronegócio Presidente chamou de “problema” questão sobre demarcações de terras em análise no STF Compartilhe O presidente Jair Bolsonaro é contrário a novas demarcações de terras indígenas no país.