WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
Itapetinga e Região

Secretaria de Educação vive semana de formação para inclusão

Fonte: ASCOM/PMI

Esta foi uma semana movimentada na rede municipal de ensino. A Secretaria de Educação convidou a neuropsicóloga e analista comportamental Elisangela César Gomes, de Vitória da Conquista, para realizar formações em relação à educação especial com diversos setores. Professores de AEE, de toda a educação infantil e profissionais de apoio tiveram encontros produtivos para debaterem as melhores formas e ferramentas para promoção de inclusão e do desenvolvimento desses alunos.

Além disso, durante a semana, os mais de 100 auxiliares de salas participaram de formação voltadas para a Educação Especial. As “pratas da casa” Romana Nery, Sivanilda Brito e Glaucia Moreira lideraram o encontro. Na próxima semana, todos os professores do Ensino Fundamental Anos Iniciais também passarão pela formação.

Promover formação dos profissionais da educação, preparando-os para enfrentar os desafios atuais do setor educacional é mais do que importante. Um dos grandes desafios é lidar com a inclusão, promover uma educação que seja para todos. Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Educação vem desde 2017 garantindo um atendimento adequado aos alunos com necessidades educacionais especiais, visando ao desenvolvimento de suas capacidades intelectuais, sociais, físicas e afetivas, com vistas ao exercício da cidadania e da autonomia. “Vale ressaltar que esse público vem crescendo de forma impressionante na rede municipal. Cada vez mais crianças com algum tipo de necessidade especial frequentam a escola, buscam seus direitos e precisamos nos esforçar para um atendimento adequado. A gente tem notado, inclusive, o aumento no número de pais que tiram seus filhos da rede particular para matriculá-los na municipal” relata Manoel Neto, assessor pedagógico da Secretaria de Educação.

Alerta para as novas necessidades da educação, o município implantou o Centro de Atendimento Educacional especializado – CAEE, o Centro de Atenção à Vida – CAV e salas de AEE nas escolas. Mantém, ainda, mais de 140 profissionais de apoio que lidam diretamente com esse público e garante transporte escolar individualizado para os casos de estudantes com dificuldades de locomoção: tudo para a garantia dos direitos desses cidadãos. “O momento agora é de formação. O nosso desejo é capacitar nossos profissionais para um atendimento humanizado, afetuoso e respeitoso”, pontuou o secretário de educação Geraldo Trindade.

Formação, também, para professores dos Anos Finais
Durante a semana, os professores de Língua Portuguesa e Matemática dos Anos Finais do Ensino fundamental também passaram por formação com objetivo de apresentar os resultados das avaliações diagnósticas realizadas pelos estudantes. Esse trabalho criterioso de compilação dos resultados e formação ficou por conta dos técnicos da secretaria, Ronaldo Rocha e Geane Lira, que buscam dirimir as principais deficiências dos alunos detectadas nas avaliações.

Mundo da Leitura
O município de Itapetinga, por meio da Vulcabrás, recebeu o Projeto Mundo da Leitura, uma realização da Evoluir, Ministério da Cultura e Governo Federal. A iniciativa tem o propósito de promover maior acesso aos livros e fomentar o gosto pela leitura entre crianças e jovens. Cinco escolas foram contempladas em nosso município: a Escola Dona Maria, Escola Edirani Pacífico Goes, Escola da Vila Érica, Escola Ismael Cruz e Escola Clero Pedreira. No total, mais de 1.600 estudantes foram contemplados.

Na sexta-feira, 07 de junho, os professores das unidades contempladas participaram de encontros formativos com foco na importância da leitura como ferramenta essencial no processo de aprendizagem. Todos receberam ainda um plano pedagógico com sugestões para a utilização do acervo doado pelo Mundo da Leitura, composto por um baú com 100 exemplares de 50 títulos diferentes de obras infanto-juvenis.

www.programapodcast.com.br

Artigos relacionados

Fechar